Depois da conquista do título de Vice-Campeão Brasileiro da Copa BR Petrobras Pick-up Racing na semana passada, na pista de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ), o piloto paranaense Emerson Duda (Compagas / Resibril / ICD Coatings), já planeja a temporada 2004. Agora, a corrida do piloto é fora das pistas. O paranaense dá início às negociações com seus patrocinadores visando à renovação de contratos para o próximo ano. “O Campeonato está previsto para começar em março. Temos que trabalhar forte neste período de recesso para definir os patrocínios. Depois, nas pistas, é trabalhar firme para buscar o título do Campeonato Brasileiro de Picapes”, comenta o piloto.
Duda, de 25 anos, viveu uma grande fase dentro da categoria nesta temporada. O piloto que corre com uma pick-up Ford Ranger na equipe paranaense Ávila Racing subiu no pódio em quase todas as etapas, exceto em Campo Grande (MS) e Curitiba (PR), quando foi obrigado a abandonar a corrida após sofrer fortes batidas do piloto João Campos. Duda tem consciência do bom trabalho que realizou e comemora seu desempenho em 2003. “Venci duas provas consecutivas, fui líder da competição. Problemas extra-pista acabaram prejudicando nosso trabalho. Realizamos uma campanha de resultados, sempre no pódio. O trabalho da minha equipe foi perfeito, sempre tive uma pick-up para brigar pelo título”, revela Duda.
Para ele, a temporada 2003 da Pick-up Racing foi a mais disputada e emocionante da história da categoria. Duda afirma que as novidades nos regulamentos – maior potência nos motores (300 cavalos), freio a disco nas quatro rodas, prova única com 40 minutos de duração, pit-stop obrigatório – foram fundamentais para o sucesso da Pick-up Racing, a única categoria do automobilismo mundial que utiliza o Gás Natural Veicular (GNV) como combustível. “O público tem curiosidade em saber como são as picapes de competição movidas a GNV. As pessoas querem ver a performance, a segurança, o desenvolvimento do GNV nas picapes. Com a entrada da TV Bandeirantes transmitindo as corridas ao vivo para todo país, a Pick-up Racing deu um passo fundamental para a consolidação no cenário nacional. Acredito que daqui a alguns anos, a Pick-up Racing será uma categoria top no cenário mundial”, explica.
Depois de uma temporada de fortes emoções, o piloto vai passar os próximos dias em reuniões com patrocinadores e depois viaja com a família por alguns dias para descansar. A temporada 2004 da Pick-up Racing está prevista para começar em março e serão nove etapas. Segundo o pré-calendário divulgado pela organização da categoria na última etapa, no Rio, duas novas cidades vão receber a categoria. Brasília (DF) e Buenos Aires (ARG) serão as novidades no pré-calendário.
CONFIRA O PRÉ-CALENDÁRIO PARA A TEMPORADA 2004 DA PICK-UP RACING
1ª etapa – Viamão (RS) – 14 de março
2ª etapa – Campo Grande (MS) – 18 de abril
3ª etapa – Pinhais (PR) – 23 de maio
4ª etapa – São Paulo (SP) – 04 de julho
5ª etapa – Brasília (DF) – 01 de agosto
6ª etapa – Caruaru (PE) – 19 de setembro
7ª etapa – Eusébio (CE) – 26 de setembro
8ª etapa – B. Aires (ARG) – 24 de outubro
9ª etapa – Reserva – 21 de novembro
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.