Thiago Camilo venceu neste domingo (21), a corrida 1 da Stock Car em Tarumã, que marca a terceira etapa do campeonato 2023. O piloto da Ipiranga aproveitou a pole position para exercer vantagem sobre seus adversários, sofrendo pouca pressão ao longo da prova, mantendo um ritmo bom e constante.
Thiago Camilo conseguiu manter a ponta na largada, que não contou com incidentes. Apesar de não acontecerem trocas de posição neste momento, os carros ficaram próximos a todo momento. Na volta seguinte, as ultrapassagens começaram. Cacá Bueno, Gianluca Petecof e Lucas Foresti, Átila Abreu foram alguns que perderam posições, enquanto Rubens Barrichello subiu para 20º.
No pelotão da frente, Felipe Fraga utilizou o push para tirar a terceira posição de Júlio Campos na volta 2. Enquanto isso, no meio do grid, Felipe Massa perdia o 13º lugar para Rafael Suzuki. Felipe Baptista acabou recolhendo para os boxes na volta seguinte, em uma estratégia de uso de pneus para a corrida 2.
O até então líder Thiago Camilo acionou a potência extra para conseguir abrir mais distância de Daniel Serra. Ao final da volta 6, os pilotos tinham 2 segundos de intervalo entre eles. Serra ainda estava se defendendo de Fraga, que forçou o piloto da Eurofarma até conseguir a ultrapassagem na volta 8, na reta principal.
Átila Abreu e Lucas Kohl foram abandonaram a prova na volta 9. No giro seguinte, as movimentações no box começaram. A Ipiranga chamou Thiago Camilo rapidamente, e outros pilotos acompanharam. Já Daniel Serra viu seu pneu traseiro furar em uma das curvas, se prejudicando na prova. Ele ainda conseguiu levar o carro até os boxes, realizando a troca.
Os pilotos foram cumprindo suas paradas aos poucos, já que os boxes são pequenos e foi necessário o revezamento entre as equipes. Ricardo Zonta foi um dos últimos e viu seu pneu furar assim que saiu da parada, realizando a troca novamente após uma volta. A mesma situação aconteceu com Rafael Teixeira, que abandonou. Ricardo Maurício também abandonou.
Thiago Camilo voltou para a liderança com menos de nove minutos no relógio. Felipe Fraga continuou com seu segundo lugar, enquanto Gabriel Casagrande assumiu a terceira posição. Na volta 23, Daniel Serra foi novamente aos boxes com problemas de pressão em um de seus pneus.
A prova terminou com Thiago Camilo conseguindo a vitória sem sofrer pressão de seus adversários.
O top-10 ficou: Thiago Camilo (Ipiranga), Felipe Fraga (Blau), Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel), César Ramos (Ipiranga), Nelson Piquet Jr. (Crown), Rafael Suzuki (Pole Motorsport), Denis Navarro (Cavaleiro), Júlio Campos (Lubrax), Cacá Bueno (KTF) e Guilherme Salas (KTF).