A TOYOTA GAZOO Racing teve um final de semana de títulos e bons desempenhos tanto em competições fora de estrada quanto em pista. O destaque foi a conquista do segundo título mundial de Kalle Rovanpera no WRC, o Mundial de Rally, obtido no Rally da Europa Central, disputado na República Tcheca. No Brasil, a TGR acelerou no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, em mais uma etapa da Stock Car.
O campeonato mundial de Rally já estava garantido para um piloto TOYOTA GAZOO Racing desde a última etapa, no Chile. Rovanpera disputava o título com Elfyn Evans, e confirmou a conquista do mundial ao terminar a prova com a segunda posição, enquanto seu companheiro de equipe teve problemas no sábado e não conseguiu pontuar no Power Stage.
“A sensação é muito boa agora. Estou muito aliviado, porque é sempre um grande peso sobre seus ombros quando você está lutando por um título. Acho que este ano foi mais difícil e um desafio maior do que no ano passado. A competição foi mais acirrada, mas fizemos um trabalho muito bom. Estou muito orgulhoso da temporada que fizemos e acho que vou aproveitar mais esta do que a primeira”, disse Rovanpera, que venceu três provas neste ano: em Portugal, Estônia e Grécia.
A conquista foi a quinta consecutiva da TOYOTA GAZOO Racing no WRC entre os pilotos. Se nos últimos dois anos Rovanpera saiu com o título, em 2020 e 2021, Sébastien Ogier foi o campeão. Já em 2019, a taça ficou com Ott Tanak. Entre as equipes, o título é o terceiro seguido da Toyota na mais importante competição de rally do planeta.
TOYOTA GAZOO Racing segue entre os líderes na Stock Car
No Brasil, a TOYOTA GAZOO Racing esteve no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), para a décima etapa da temporada da Stock Car, e viu dois de seus pilotos seguirem entre os cinco melhores do campeonato. Thiago Camilo garantiu mais dois top-10 na temporada, com um sexto e um oitavo lugar, sendo o piloto Toyota com mais pontos no final de semana. Tal desempenho garantiu pontos para que o dono do Toyota Corolla número 16 se colocasse na terceira posição do campeonato, logo à frente de Rubens Barrichello, quarto na tabela de classificação.
A próxima etapa da Stock Car está marcada para o dia 26 de novembro, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR).