O fim de semana da quinta etapa da temporada 2024 da Stock Car será especial para um dos fabricantes do grid. No domingo (30), dia da corrida principal a ser disputada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, a Toyota vai completar 100 provas na principal categoria do automobilismo nacional.
A fabricante, que fez sua estreia em 2020 com vitória de Ricardo Zonta no Autódromo Internacional Ayrton Senna, vem registrando números que fazem jus a uma das marcas mais emblemáticas do esporte a motor mundial, presente atualmente em competições como o FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) e o WRC (Mundial de Rali).
A etapa do Velocitta será batizada como GP Toyota 100 justamente em alusão ao número centenário de corridas que a fábrica vai alcançar na Stock Car.
Os números registrados pela Toyota Gazoo Racing, divisão de esportes a motor da companhia, na categoria brasileira, são bastante relevantes: sempre com o modelo Toyota Corolla GR, a marca tem 97 corridas realizadas até agora na Stock Car, com 44 vitórias (percentual de 45,36% em relação às provas disputadas), 27 poles, 32 voltas mais rápidas e um total de 27 pódios, além de ter levado Rubens Barrichello ao título da temporada 2022 com a Full Time Sports.
Além de Barrichello, a Toyota já venceu na Stock Car com Zonta, Camilo, Matías Rossi, Bruno Baptista, Nelson Piquet Jr., Cesar Ramos, Rafael Suzuki, Dudu Barrichello e Felipe Baptista. Em 2023, a marca japonesa e a Chevrolet fecharam a temporada com empate de 12 triunfos para cada.
No atual campeonato, que tem o impressionante registro de sete vencedores diferentes em sete corridas, a Toyota lidera o placar de vitórias por quatro a três contra a concorrente.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.