Ricardo Zonta acertou em tudo na corrida 2 da Stock Car em Interlagos. Na gelada tarde deste domingo (9), o piloto conseguiu acertar em cheio na estratégia, segurou os adversários e fez as pazes com a vitória para subir ao degrau mais alto do pódio no Autódromo José Carlos Pace.
Com a inversão de grid dos dez primeiros da corrida 1, foi Rubens Barrichello quem alinhou na pole-position para a segunda prova do dia. Dividindo a primeira fila vinha Gianluca Petecof, com Thiago Camilo e Daniel Serra aparecendo logo atrás.
Ainda quando os pilotos estavam dando a volta de instalação, Bruno Baptista ficou parado na pista, mas nada que atrapalhasse o início da disputa – a dupla foi para quinto e sexto, respectivamente.
Assim que as luzes se apagaram, Barrichello e Petecof ficaram pelo caminho, engolidos pelo pelotão. Quem tomou a ponta foi Zonta, seguido por Gaetano di Mauro e Felipe Massa, pódio na corrida 1, fechando o top-3.
Na abertura da segunda volta, um verdadeiro enrosco no S do Senna. Raphael Teixeira rodou na primeira perna e acabou levando junto Enzo Elias, com ambos ficando com o capô levantado e atrapalhando a visão. Pouco depois, safety-car foi para a pista.
Zonta, Di Mauro, Massa, Nelsinho, Barrichello, Matías Rossi, vencedor da corrida 1, Felipe Baptista, Petecof, Guilherme Salas e Daniel Serra fechando a zona de pontos.
Bandeira verde e corrida reiniciada nas curvas do Autódromo José Carlos Pace. Zonta manteve a primeira colocação, enquanto Massa conseguiu ultrapassar Gaetano para tomar para si a segunda colocação. Enquanto isso, por conta de um toque, Gabriel Casagrande precisou pagar um drive-trough.
Dos cinco primeiros colocados, inclusive, quatro pilotos contam com passagens por F1: Zonta, Massa, Nelsinho e Piquet.
Agora, a disputa pela quarta colocação começava emocionante. Matías e Felipe conseguiram deixar Rubens para trás, com o argentino sendo o quarto e o jovem piloto assumindo o quinto. Enquanto isso, na ponta, Ricardo errou e perdeu terreno para Felipe, que se aproximava cada vez mais.
Mas as coisas estavam muito imprevisíveis. Gaetano aproveitou para usar o push to pass para passar não apenas Massa, mas também Zonta para tomar a ponta.
Até que, de repente, um carro da Blau começou a pegar fogo. Na transmissão, foi possível ver que era de Diego Nunes, substituindo Felipe Fraga nesta etapa, que conseguiu sair sem problemas. O carro de segurança foi necessário mais uma vez.
Restando pouco mais de seis minutos, bandeira verde, safety-car recolhido e relargada autorizada. Zonta estava na primeira posição, com Gaetano, Massa, Barrichello, Rossi, Nelsinho, Felipe Baptista, Petecof, Serra e Salas completando os dez primeiros.
Com boxes abertos, Di Mauro foi o primeiro a ir fazer um pit-stop. Diversos outros competidores acabaram fazendo também novas paradas.
Na entrada de box com apenas um minuto restando no cronômetro, Massa e Barrichello entraram um atrás do outro. Acontece que quando foram embocar, Rubinho freou tarde demais e deu uma encostada na traseira de Felipe, nada que danificou o carro da dupla.
Então, entre os pilotos que voltaram, Massa voltou para a pista na primeira colocação, enquanto Zonta e Nelsinho foram fazer seus pit-stops. Na retomada do traçado, então, o piloto Shell conseguiu voltar na frente.
Bandeira quadriculada e Zonta volta a vencer na Stock Car. Massa cruza a linha de chegada e termina ambas provas no pódio, enquanto Rossi, vencedor da prova 1, terminou em terceiro.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.