Uma ótima sexta-feira para Ricardo Zonta no Autódromo Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires, maior palco do automobilismo da Argentina, palco da nona etapa da temporada 2024 da Stock Car.
O paranaense terminou os treinos livres na sexta posição, a apenas três décimos do melhor tempo do dia. Ainda assim, vê margem de melhora para a classificação deste sábado, já que pegou trânsito em sua melhor volta.
Outro ponto importante para o piloto da equipe Shell-RCM foi a menor carga de peso extra pelo lastro de sucesso. Como ele chegou a Buenos Aires na quinta posição no campeonato, carrega apenas 10 quilos adicionais, bem menos que os 20 e 25 kg das últimas etapas.
Com isso, o Toyota Corolla #10 teve um desempenho melhor nesta sexta, comparável ao ritmo obtido nas primeiras etapas da temporada 2024.
É a primeira etapa da perna internacional da Stock Car neste ano. Após Buenos Aires, a categoria correrá no circuito de El Pinar, em Canelones, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai. Neste fim de semana, o desafio do piloto Shell será no seletivo traçado número nove do Autódromo Oscar y Juan Gálvez, com 3.353 metros de extensão, dez curvas e dois trechos com características bem distintas.
A programação da etapa de Buenos Aires segue neste sábado, quando as atividades serão abertas pela classificação. À tarde, será disputada a primeira corrida, que terá o grid determinado pela inversão das 12 primeiras posições do qualifying. E no domingo, a corrida principal encerra o cronograma da etapa com o grid definido pela classificação do sábado.