Zonta sofre com lastro, mas garante segunda lugar no campeonato da Stock Car

Ricardo Zonta teve uma jornada desafiadora na abertura da quinta etapa da temporada da Stock Car no Velocitta. Carregando 30 kg de lastro de sucesso no seu Toyota Corolla, o piloto Shell teve um quali complicado e terminou a sprint no vigésimo lugar.

Com mais uma prova finalizada, o piloto agora é o vice-líder do campeonato, com 380 pontos, a 2 de distância para o primeiro colocado. Depois de assumir a liderança na corrida de reposição realizada na sexta-feira com o quarto lugar, Zonta abriu o sábado com o terceiro lugar no treino livre. Mas, na tomada de tempo, a performance não foi a mesma.

O ex-F1 foi décimo em seu grupo no Q1, avançando para a segunda fase do quali. Mas no Q2 anotou o 18º tempo, ficando a 0.313s de lutar pela pole no Q3. Saindo da nona fila no grid, Zonta foi cauteloso no início contra os franco-atiradores do fundo do pelotão. Ele evitou enroscos e acabou caindo para 26º no encerramento da segunda volta.

Depois, com o pelotão mais estabilizado, foi realizando ultrapassagens sem tomar risco. Era 18º na volta 7, quando foi aberta a janela de pitstops obrigatórios. Dessa forma, ele era oitavo colocado na volta 12, quando serviu sua parada de box e retornou em 22º. Nas voltas finais, avançou mais duas posições, terminando em P20.

A corrida principal acontece no domingo (30), com largada prevista para 14h. Zonta vem de vitórias no Velocitta nos três últimos anos e sabe que a missão de buscar a quarta conquista consecutiva em Mogi Guaçu será duríssima partindo do 18º lugar no grid.

A corrida principal da quinta etapa da Stock Car terá transmissão ao vivo da Band, Sportv e no canal da Stock Car no Youtube.