Categoria: W Series
|
23 de julho de 2022 10:27

Chadwick passa Visser na largada e vence sétima seguida no GP da França da W Series

Jamie Chadwick trouxe para casa mais uma vitória dominante na W Series. No GP da França deste sábado (23), a pilota assumiu a primeira colocação ainda na largada, ditou o ritmo e cruzou a linha de chegada na primeira colocação.

Dessa vez, a inglesa não saiu da posição de honra do grid. Após uma punição na classificação da sexta-feira, a bicampeã da categoria precisou alinhar no terceiro posto de saída e, portanto, teve de brigar para alcançar a ponta do pelotão.

Entretanto, isso não foi problema para a titular da Jenner Racing que, nas primeiras curvas, já estava em primeira. Nem mesmo duas intervenções do safety-car foram suficientes para tirar o sétimo triunfo consecutivo da pilota no certame feminino.

Em grande desempenho e boas brigas, Belén García cruzou a linha de chegada na segunda colocação, seu primeiro pódio na W Series. Completando na terceira colocação veio Nerea Martí, seu segundo top-3 na temporada 2022.

Saiba como foi o GP da França da W Series:

As pilotas estavam alinhadas para a largada da quarta etapa da temporada 2022 da W Series. A prova válida pelo GP da França tem 30 minutos de duração e, portanto, é pé embaixo durante todas as voltas.

Quem largou da pole-position foi Beitkse Visser pela primeira vez na categoria. Jamie Chadwick chegou a ser a mais rápida da classificação, mas uma punição após a sessão a jogou para a terceira colocação do pelotão.

O calor marcava bastante presença em Le Catellet, especialmente por conta do verão europeu. O termômetro, às 14h50 locais, marcava 32ºC, enquanto a umidade estava em torno de 49% e o vento soprava a 23 km/h.

Está valendo a quinta corrida do campeonato. A holandesa conseguiu manter a primeira colocação do pelotão, enquanto Jamie deu o bote em cima de Nerea Martí e assumiu o segundo posto.

Demorou apenas algumas curvas para que a inglesa da Jenner Racing tomar a primeira colocação. Pouco depois, o safety-car foi para a pista após um incidente envolvendo Abbie Eaton, que ficou parada na pista, e Marta García.

No replay, foi possível ver que o carro da inglesa acabou decolando brevemente após tentar a ultrapassagem em cima da adversária espanhola. Apesar do susto, as duas competidoras saíram sem problemas.

Mais para trás, quem teve boa largada foi Bruna Tomaselli. A brasileira, que alinhou na 13ª posição do grid de saída, conseguiu saltar duas colocações e já batia na trave da zona de pontos aparecendo em 11ª.

Carro de segurança de volta aos boxes e as pilotas foram liberadas mais uma vez para acelerar. Chadwick não viu problemas em se desprender do pelotão e já abriu mais de 1s para a segunda colocada.

E não demorou para que outro safety-car fosse necessário para a disputa. Dessa vez, o incidente envolveu Chloe Chambers e Emily de Heus, com a competidora da Sirin acertando a da Jenner Racing e provocando o abandono da companheira de Jamie.

Enquanto isso, a direção de prova deu o veredito sobre o acidente da largada. Tanto Eaton, quanto Marta quanto Belén García escaparam de qualquer punição, já que foi considerado um acidente de corrida.

Relargada mais uma vez autorizada e Visser deu o ataque em cima de Jamie, conseguindo tomar a ponta momentaneamente, mas logo levou o troco da inglesa. Mais atrás, Belén García colou na dupla e também estava na briga.

O terceiro início estava bastante emocionante nas curvas francesas. A espanhola conseguiu levar a melhor em cima da holandesa para tomar a segunda colocação, enquanto Nerea Martí também estava escalando e aparecia na quarta posição, brigando bem com Alice Powell.

Companheiras de equipe, Fabienne Wohlwend e Marta García vinham empenhadas em uma boa disputa pela sexta colocação, com a titular de Liechenstein levando a melhor em cima da espanhola.

Com 10 minutos para  abandeira quadriculada, a ordem na pista era Chadwick, Belén, Visser, Martí, Powell, Wohlwend, Marta, Abbi Pulling, Sarah Moore e Jessica Hawkins completando o top-10.

Jamie, na primeira colocação, já tinha 1s8 de vantagem para o restante do pelotão. Neste ponto da prova, quem tinha a volta mais rápida da corrida era Belén com 2min03s292.

Outra briga que vinha bastante emocionante no pelotão era entre Pulling e Hawkins. A inglesa companheira de Bruna conseguiu assumir a nona colocação, enquanto Moore também conseguiu se adiantar para ser a oitava.

A dupla da cortDAO também estava pegando fogo na reta final da disputa. Pela sexta colocação, Marta e Wolwend vinham constantemente trocando de posições, com Fabienne levando a melhor no momento.

Quem se aproveitava do embate das companheiras era Moore que, no oitavo posto, se aproximava e esperava o momento certo para conseguir consumar a ultrapassagem e avançar no terreno.

Em uma última tentativa, Marta, enfim, conseguiu ultrapassar Fabienne para assumir a sexta colocação. Entretanto, com apenas uma volta para o final, não tinha como tentar atacar Powell, quinta.

Bandeira quadriculada e Chadwick conseguiu mais uma vitória, a sétima seguida, e com volta mais rápida. Belén García e Martí completaram o pódio do dia na França.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.