W Series
|
1 de outubro de 2022 06:19

Marta García é pole em classificação caótica e encerrada em bandeira vermelha da W Series em Singapura

Marta García é quem vai largar da pole-position do GP de Singapura da W Series. Em uma caótica classificação desse sábado (1), a pilota conseguiu marcar a melhor volta

A previsão do tempo se confirmou e a chuva chegou em Singapura para a classificação da W Series. As competidoras encarariam pista bastante molhada e condições complicadas para a definição do grid de domingo.

Apesar da forte precipitação, os boxes foram liberados no horário programado. Então, assim que a luz ficou verde, as pilotas não demoraram para logo irem para o traçado para entenderem o asfalto e não perderem nenhum minuto.

Após as primeiras voltas no circuito urbano de Marina Bay, Alie Powell era quem estava com a pole-position provisória. Entretanto, Marta García logo bateu a inglesa ao anotar o tempo de 2min30s762.

Com dez minutos já completados, Marta vinha na primeira colocação. Quem vinha na sequência eram Beitske Visser, Powell, Jessica Hawkins e Abbi Pulling completando o rol das cinco primeiras.

Então, pouco antes da metade do treino, a sessão foi interrompida com uma bandeira vermelha e o relógio parou. O motivo foi por conta da forte chuva e o grande acúmulo de água no traçado.

O cronômetro foi colocado a 15 minutos e o tempo começou a correr, mas os boxes seguiram fechados e as competidoras não foram liberadas a sair. Então, quando estavam alinhadas para deixar os boxes, mais uma vez os carros foram retirados.

Neste ponto, Marta García era a primeira. Visser, Powell, Belén, Hawins, Pulling, Sarah Moore, Jamie Chadwick, Fabienne Wohlwend e Emma Kimiläinen completavam o top-10. Bruna Tomaselli era a 16ª.

A direção de prova vinha com decisões bastante confusas. Mesmo com chuva já bastante mais branda e bandeira verde, as competidoras não podiam sair das garagens. Apenas com menos de dez minutos foram liberadas a irem para a pista.

A chuva voltou a apertar nos minutos finais e no setor 2, foi acionada uma bandeira amarela, mas logo foi dada a verde. A pista estava com bastante água acumulada e a possibilidade de baixar os tempos parecia bem pequena.

Sem menor condição de dar continuidade para a sessão, a bandeira vermelha foi acionada com seis minutos para o final e o treino não seria retomado. Portanto, Marta García conseguiu a pole para Singapura.

Ainda, assim que a tomada de tempos foi encerrada, Pulling e Tomaselli acabaram escapando da pista por aquaplanning. Apesar do susto, as companheiras de equipe não sofreram nada e voltaram para a pista.

Chadwick vai largar apenas da oitava colocação, complicando sua primeira chance de conseguir o título da temporada 2022. Tomaselli sai em 16ª.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.