A temporada 2022 da W Series tem uma nova vencedora após seis corridas. No GP da Hungria desse sábado (30), Alice Powell fez bom uso da pole-position, dominou de ponta a ponta e garantiu o primeiro triunfo do campeonato.
A inglesa apresentou grande desempenho na classificação da sexta-feira. Então, na prova no Hungaroring, assim que foi autorizada a largada, após a saída do safety-car, conseguiu manter a primeira colocação, sempre controlando a vantagem.
A prova, que aconteceu sob pista úmida, foi movimentada e ainda precisou de uma segunda intervenção do safety-car. Mas em todas as relargadas conseguiu segurar a pressão para cruzar a linha de chegada na primeira colocação com pouco mais de 0s5 para Chawick.
Com isso, Powell se torna a primeira vencedora diferente deste ano, quebrando uma sequência de sete triunfos consecutivos de Jamie – as duas últimas do último ano e as cinco primeiras de 2022.
Quem completou o pódio do dia foi Beitske Visser, com Marta García e Abbi Pulling fechando as cinco primeiras colocações. Bruna Tomaselli, que largou no 15º posto, escalou o pelotão e terminou em décima, dentro da zona de pontos.
Saiba como foi o GP da Hungria da W Series:
O GP da Hungria marca a quinta etapa da temporada 2022 da W Series. As pilotas alinhavam no grid do Hungaroring para a sexta corrida do calendário, já que a abertura do campeonato, em Miami, aconteceu em rodada dupla.
Após uma classificação com calor e sol, a corrida seria em condições completamente diferentes. Por conta da forte chuva que caiu em Budapeste na parte da manhã, o asfalto estava bastante úmida, mesmo após a corrida 1 da Fórmula 3 e treino livre da F1.
Quem largava da pole-position era Alice Powell, sua primeira na temporada 2022. Após uma classificação complicada, Jamie Chadwick, líder da classificação, alinhou apenas na quinta posição do grid de saída.
Assim que o relógio começou a cronometra reversiva de 30 minutos, as competidoras deixaram o grid atrás do safety-car. Inclusive, na primeira volta, Nerea Martí chegou a perder o controle do carro e escapou da pista, mas evitou uma colisão.
Carro de segurança entrou nos boxes e saída autorizada, enfim. Powell conseguiu manter a primeira colocação, enquanto Chadwick já conseguiu subir uma colocação de era a quarta colocada atrás de Marta García, segunda.
Mais para trás, Martí sofreu uma nova rodada. A espanhola acabou levando um leve toque de Belén García, escapou da pista e apesar de mais uma vez escapar de colisão, caiu para a última colocação.
Após a saída para a corrida em Hungaroring, Abbie Eaton foi a competidora que mais ganhou posições. Aparecendo no nono posto, a inglesa já havia escalado quatro colocações; na sequência com três ganhas, vinha Jessica Hawkins em sétima.
Enquanto isso, Jamie vinha ganhando cada vez mais terreno. Com dez minutos quase completados, a inglesa deu o bote em cima de Marta que tentou se segurar, mas não foi o suficiente para deixar a competidora para trás.
Bruna Tomaselli, que saiu em 15ª, seguia na mesma colocação após a primeira parte da corrida. A brasileira estava a pouco mais de 0s400 atrás de Juju Noda, que ocupava a 14ª colocação.
A ordem na pista era Powell em primeira, seguida por Beitske Visser, Jamie Chadwick, Marta García, Abbi Pulling, Hawkins, Emma Kimiläinen, Fabienne Wohlwend, Eaton e Sarah Moore completando o top-10.
Metade da corrida completada e Bianca Bustamante foi a primeira competidora a abandonar. A filipina passou na zebra molhada, perdeu o carro e acertou o muro de proteção, danificando o carro e sequer conseguiu chegar aos boxes. Quem também deixou a disputa foi Kimiläinen.
Hawkins, que vinha na zona de pontos, estava em briga de posição pelo sexto posto. Entretanto, a inglesa acabou rodando na disputa e despencou para o final do pelotão, precisando remar tudo novamente.
Enquanto Powell mantinha a primeira colocação com vantagem de 1s2 para a segunda colocada, a briga pela quarta posição vinha emocionante. Pulling começava a se aproximar de Marta, fazendo pressão na espanhola.
Após alguns minutos de disputa e bandeira verde, o carro de segurança foi necessário mais uma vez. Dessa vez, o motivo foi o carro de Bianca que ficou parado na entrada do pitlane.
Mais uma relargada autorizada e Powell manteve a primeira colocação enquanto Chadwick conseguiu a segunda colocação. Agora, começou a caçada da líder da classificação em cima da ponteira.
A titular da Jenner Racing, que estava com a volta mais rápida da corrida, se aproximava cada vez mais da primeira colocação. Neste momento, a desvantagem entre as compatriotas era de 0s577.